Tabela de classificação Taça Marandu 2012

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Torneio SIPAT


No último dia 25/08, na AEE, aconteceu o Torneio SIPAT. Talvez por conta do feriado no dia seguinte, poucas agremiações participaram.

Se por um lado havia pouca gente, por outro foi bastante proveitoso. Contamos com a participação de dois novos atletas – Carine, importada diretamente do Pará (jogando com o Papão com uniforme emprestado do Grêmio), e Silvano, que jogou com o Corinthians com uniforme emprestado do Taubaté). O detalhe é que há mais de 30 anos Silvano não jogava uma partida.

Equipes registradas, sorteio feito e os confrontos se estabeleceram para o início do mata-mata.
Logo na primeira partida, Atlético-MG e Forserum travaram uma grande batalha. Jogo pegado no meio campo e algumas oportunidades para cada lado. A igualdade prevaleceu e o jogo terminou empatado em 1 x 1. Nas penalidades, o Galo foi mais eficiente e levou por 2 x 1, passando assim para o próximo confronto.

Na segunda partida, Lealdense e Cançadão mostraram um futebol mais ofensivo, jogo aberto e muitas oportunidades. Mostrando-se em um dia de muita inspiração, o Lealdense bateu o Cançadão por 3 x 1, e seguiu para o próximo confronto com muita confiança.

O Paysandu enfrentou o Corinthians e não se fez de rogado. Embora jogasse fora de casa, num gramado desconhecido, com uniforme emprestado e diante de muitos olhares questionadores, o Papão fez bonito e sustentou o empate até um determinado momento. Mas acabou cedendo por fim a vitória ao Corinthians por 1 x 0.

No confronto entre Ipatinga e Tricolor, foi mantida a invencibilidade do time de Marta diante da equipe carioca. Embora tenha tido mais chances de gol, o Tricolor não foi eficiente e ficou no empate diante da Esquadra Blanca. Nas penalidades, a ineficiência nas conclusões se manteve e o Ipatinga levou a melhor por 2 x 0.

Semifinais formadas, Atlético-MG x Ipatinga, e Lealdense x Corinthians.
Diante da má campanha do Atlético-MG no Brasileirão, o time de Futmesa retirou-se como sinal de protesto para sensibilizar a diretoria do Galo e permitiu que o Ipatinga passasse à final sem suar a camisa.
Já o Lealdense não teve um caminho tão fácil. O Coringão, apesar de empoeirado, mostrou um bom jogo coletivo, mas não conseguiu impedir o Bonde Lealdense Sem Freio. 1 x 0 e Lealdense na final contra o Ipatinga.

Após um longo aquecimento a partida teve início. Talvez pela falta de ritmo por não ter disputado a semifinal, o Ipatinga não apresentou o futebol competitivo pelo qual é conhecido. E o Lealdense aproveitou-se disso, sentiu o momento e partiu pra cima. Resultado final, 4 x 0 para o Lealdense e o primeiro título para o Carrossel Negro.




Parabéns às equipes pelo Fair Play.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um amigo Paranaense

Caros,

O Luiz, do http://www.sextabola.blogspot.com/, entrou em contato conosco pelo blog. Mais um amigo que fazemos por causa da reportagem. Não deixem de visitar o blog dele, bastante completo e com discussões interessantes.

A ideia é essa, trocarmos as experiências e enriquecermos cada vez mais o Futebol de Mesa no Mato Grosso do Sul.


Futebol de Mesa em MS

E mais um apaixonado pelo futebol de mesa se apresentou à SOBOTOMS. Hélder Rafael em breve irá se juntar ao grupo e, certamente, será um membro bastante atuante.
Hélder esteve aqui no dia da reportagem da TV Morena e chegou inclusive a disputar alguns amistosos contra o Almeidense. O relato dos jogos está em seu blog http://futeboldemesams.blogspot.com/, vale a pena conferir!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Colhendo frutos

Pois é, meus caros Sobotonenses,
A repercussão da reportagem feita pela TV Morena, na qual estrelou nosso Presidente "Como é mesmo o nome?", ainda rende frutos.
Fomos contactados pelo Glauco Alan, do Futmesabrasil (http://www.futmesabrasil.com/), que nos parabenizou pela reportagem e iniciativa. O Glauco também deixou as portas abertas do site para que participemos como colunistas, enviando histórias, vídeos, contos, entrevistas, curiosidades, dicas, piadas, enfim, algo relevante e pertinente e que não fuja ao tema.
Visitem o site!


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novos amigos - Bola Quadrada (Brasília)

Nosso Presidente de Honra esteve em Brasília a trabalho e aproveitou para fazer contato com o pessoal do Bola Quadrada (http://bolaquadrada.com/).



Bruno Romar, Marcelo, Assunção, Zamorim, Fernando, Giusepe, Carlos, Machado, Edward e Paulinho receberam muito bem nosso atleta.

Fizeram um mini-torneio, explicaram as regras que serão adotadas para o brasileiro e até presentearam-no com um time e uma camisa.

E pelo que entendemos, graças ao cavalheirismo dos amigos de Brasília, o Almeidense não fez feio e nos representou muito bem.

Fica registrado o convite para os nossos novos amigos do bola Quadrada nos visitarem em Campo Grande para uma partidinha... amistosa!


Tabela Copa Gado de Corte de Futebol de Mesa - Taça Marandu 2011 (Atualizada - 17/08/2011)

Segue o link para a tabela atualizada da Copa Gado de Corte de Futebol de Mesa - Taça Marandu, ano base 2011, atualizada até o dia 17-08-2011.


http://www.cnpgc.embrapa.br/mkt/tabela.xlsx

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Regra de Futebol de Mesa adotada na Copa Gado de Corte de Futebol de Mesa - Taça Marandu


# Jogarão apenas dois jogadores, em cada jogo, sendo um contra o outro.

# Sempre quando possível, deve haver um árbitro em cada jogo.

# Cada jogador deverá jogar com um time contendo dez botões (diâmetro entre 3,0 e 6,0 cm) e um goleiro (1,5 x 3,5 x 8,0 cm)

# Pode-se fazer até três substituições por jogo.

# O jogo deverá ter a duração mínima de 8 x 8 minutos.

# O campo terá as seguintes delimitações: área útil de 1,04 x 1,65 cm.

# Para este campeonato, será utilizado, como bolinha, o dadinho da regra carioca 8x3.

# Pode-se dar até 8 toques coletivos, sendo que cada botão pode dar até 3 toques individuais.

# A bolinha estando na pequena área, é da defesa e pode ser tocada pelo goleiro.

# O goleiro pode dar até 3 toques, até o limite da grande área, para recolocar a bola em jogo, sendo considerado 1 toque na defesa.

# O goleiro não pode sair da pequena área para defender, sob pena de infração (falta em dois lances ou pênalti).

# Não é permitida a tabela intencional do botão com as laterais do campo. Caso o botão bata na lateral do campo durante uma jogada normal, ele deve ficar posicionado no local da batida, fora de campo.

# Não existe bola prensada.

# A cobrança de lateral e de escanteio deve ser feita por um botão, no local onde a bolinha sair, e conta como um toque.

# Os botões só poderão ser movimentados nas seguintes condições:

- Quando a bolinha for chutada para a linha de fundo pelo adversário, antes do tiro de meta, os dois jogadores podem movimentar seus botões a seu modo, primeiro os de ataque e depois os de defesa, devendo observar a distância de 3 dedos do botão adversário, num período de 5 segundos;
- Para cobrança de lateral, escanteio e infrações, somente o jogador da vez pode mexer em um botão para cobrança e nos que estiverem atrapalhando, devendo estes ficar a 4 dedos de distância da bolinha;
- O goleiro só pode ser movimentado quando o jogador adversário pedir "para o gol".

# No início do jogo e após o gol, deve-se reiniciar o jogo do meio-de-campo: a bolinha deve ser tocada por um botão e seguir além do meio campo, porém dentro do grande círculo, caso contrário deve-se reiniciar o jogo. O segundo toque deve ser dado por outro botão e a bolinha deve sair do grande círculo, caso contrário a posse de bola será do adversário.

# Deve-se pedir "para o gol" antes do chute, sob pena de invalidade do gol.

# Pode-se chutar para o gol quando a bolinha estiver no campo do adversário e este cometer um erro, após um toque no campo adversário, em cobrança de falta direta, em cobrança de pênalti e em cobrança de escanteio.

# Quando um botão tocar em um adversário antes de tocar na bolinha: falta direta para o adversário. Caso o botão do atacante bater em dois botões adversários antes de tocar na bolinha, este (botão) deve ser expulso, sem substituição e posterior cobrança da falta direta.

# Quando a mão do jogador tocar na bolinha ou em qualquer botão, sem que a movimentação seja autorizada: falta indireta para o adversário.
     


Tabela Copa Gado de Corte de Futebol de Mesa - Taça Marandu 2011


Segue o link para a tabela atualizada da Copa Gado de Corte de Futebol de Mesa - Taça Marandu, ano base 2011.

http://www.cnpgc.embrapa.br/mkt/tabela_sobotoms_2011.xls

Fundação da Associação de Botonistas do Mato Grosso do Sul - SOBOTOMS

A Associação de Botonistas do Mato Grosso do Sul - SOBOTOMS, foi criada no dia  26/05/2011, na Oca da Embrapa Gado de Corte, onde  foi realizada a solenidade.

Estiveram presentes 24 pessoas, sendo 18 associados fundadores (Ademar, Alexandre, Davi, Geovani, Gilberto, Guilherme, Guga, José Alexandre, Luiz Leal, Marlene, Newton, Paim, Roberto, Rodiney, Rodney, Ronney, Rodrigo e Sanzio), os quatro chefes da Embrapa Gado de Corte (Cléber, Valdemir, Pedro Paulo e Lúcia) e três simpatizantes (Rafael, Zimmer e Zé Roberto), que assinaram a lista da reunião de criação da SOBOTOMS.

A abertura da solenidade teve início com as palavras de seu presidente, Davi, que fez a apresentação da SOBOTOMS, seus objetivos e membros da diretoria. Após, houve o pronunciamento do chefe geral da Embrapa Gado de Corte, que enalteceu a iniciativa de criação da SOBOTOMS.

Após a abertura, houve a disputa de três partidas amistosas entre os associados presentes, com os seguintes resultados: Marlene 1 x 0 Rodrigo; Gilberto 2 x 0 Ademar; Rodrigo 2 x 2 Roberto. O primeiro gol da SOBOTOMS foi marcado pela associada Marlene, com o botão nº 11!


Após os jogos, foi elaborada a tabela do 1º Campeonato da SOBOTOMS, pelos associados, Rodrigo e Roberto. Os associados foram divididos em dois grupos, com base no ranking da extinta ABOCAMP, tendo como cabeças de chave do grupo A, o primeiro e o terceiro colocados (Roberto e Paim), e do grupo B, o segundo e o quarto colocados (Guilherme e Gilberto). No dia seguinte, 27/05/2011, dois novos associados se inscreveram na SOBOTOMS, Gélson e Cesário, e foram inseridos, um em cada grupo do Campeonato. Agora, a associação conta com 23 associados.

Os grupos ficaram assim dispostos:

Grupo A: Roberto, Paim, Guga, Paulo, Geovani, Ademar, Marlene, José Alexandre, Fernando, Marcos e Gélson.

Grupo B: Guilherme, Gilberto, Sérgio, Luiz Leal, Sanzio, Ronney, Alexandre, Newton, Rodiney, Rodrigo e Cesário.